AMS2 pode ser considerado o maior jogo brasileiro já feito?

Discussion in 'Automobilista 2 - Discussão em Português' started by Renan G Flores, Nov 11, 2024 at 9:06 PM.

1. Renan G Flores

Renan G Flores Active Member

Gostaria de trazer este tópico para discussão com os amigos pois eu gostaria de entender melhor o tamanho e a importância que o nosso jogo tem.

Minha curiosidade sobre este assunto começou há alguns meses atrás quando tive a oportunidade de ter uma conversa muito boa com um dos desenvolvedores de um dos maiores sucessos brasileiros dos últimos tempos. Não vou dizer aqui que jogo é. Basta dizer que é um boomer-shooter extremamente bem feito e que fez sucesso dentro e fora do Brasil. Entre perguntas e elogios surgiu este argumento: "o boomer-shooter é o jogo brasileiro de maior sucesso de todos os tempos".
    Daí eu questionei. Comentei sobre o AMS2, sobre o trabalho da Reiza ao longo dos anos, as parcerias oficiais, sobre a repercussão e a importância que o game tem dentro e fora do país, ainda que seja um game de nicho muito restrito e sem distribuição para consoles. O colega não conhecia, mas ficou conhecendo naquele dia e ficou impressionado com o trabalho da Reiza.

Resolvi entrar na Steam e comparar os dois games, apenas a título de curiosidade. Os resultados são mais ou menos estes:

BOOMER-SHOOTER
    Total de avaliações: 4.916
    Positivas: 4.794 (97,5%)
    Negativas: 122 (2,5%)

AMS2
    Total de avaliações: 9.189
    Positivas: 8.465 (92,1%)
    Negativas: 724 (7,9%)

De fato, o outro jogo tem mais avaliações positivas. Outro fato é que o outro jogo foi lançado em maio passado, com um crescimento muito rápido e ainda está tendo sua primeira DLC em desenvolvimento. E outro fato ainda é que o outro jogo está disponível para todos os consoles - aliás, ponto que eu acho que a Reiza deveria começar a pensar seriamente para os próximos anos.
    Tanto a conversa que eu tive com o desenvolvedor quanto os números que eu vi me surpreenderam positivamente e me encheram de orgulho. É um privilégio estarmos vivendo estes tempos onde podemos ver algo de qualidade feito por aqui, coisa que eu acho que só aconteceu nos tempos áureos da TecToy.

Mas voltando ao assunto propriamente dito. Os números do AMS2 são realmente impressionantes, seja no número total de avaliações ou no número de avaliações positivas. E eu nem sei dizer se este número de 9.189 seja o número total de cópias vendidas do game. Acredito que seja ainda maior.
    Outra coisa impressionante é o impacto que o jogo teve dentro do nicho sim-racing mundo afora. Ainda que não seja propriamente um concorrente direto de nomes grandes como iRacing e ACC acredito que quase todo mundo dentro desta comunidade já ouviu falar de AMS2, seja pelo bem ou pelo mal. E acredito também que muitos destes em algum momento jogaram ou tiveram vontade de experimentar o AMS2.

Infelizmente eu não conheço muito do mercado brasileiro. Conheço alguns jogos pequenininhos. Outros em desenvolvimento eterno, como Trajes Fatais e 171.
    Gostaria de saber se existem jogos brasileiros com números e impacto similares aos de AMS2. E também se é possível dizer que AMS2 talvez seja um dos, se não o maior jogo brasileiro já feito até o momento.

• Like Like x 1

Share This Page