Guia para o FFB no Automobilista 2 V1.4 - Visão geral e recomendações

Discussion in 'Automobilista 2 - Discussão em Português' started by Thiago Izequiel, Sep 7, 2022.

  1. Thiago Izequiel

    Thiago Izequiel Active Member AMS2 Club Member

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    Atenção: Este é um artigo originalmente publicado pelo nosso desenvolvedor Domagoj Lovric, traduzido para português. Post original aqui.
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    Com a atualização V1.4, a física e o force feedback no Automobilista 2 chegaram a sua maturidade, e aqui disponibilizamos um guia muito aguardado para o FFB, que cobre um sumário do seu design, explicações sobre os diferentes perfis e as configurações do menu de FFB, além de configurações para os volantes mais populares do mercado.

    COMPONENTES DO DESIGN DO FFB NO AUTOMOBILISTA 2

    Em carros reais, as forças que chegam ao volante são compostas de diversas partes diferentes, que são simuladas (ou emuladas) no FFB do AMS2:
    1. Ação centralizadora, forma e força das quais dependem da geometria da suspensão do veículo, forças do pneu, componentes da inércia (e no caso de velocidade giroscópica do volante) - estas se manifestam como um movimento de volante 1DOF - torque agindo sobre o sistema de direção, resultando em maior ou menor severidade de rotação para “direita” ou “esquerda”.

    2. Vibrações não amortecidas recebidas do trem de força.

    3. Vibração ocasionada por irregularidades da superfície da pista.

    4. Vibração ocasionada pelo ângulo de escorregamento (o chacoalhar que pode balançar todo o cockpit ao escorregar em uma pista molhada, por exemplo)

    5. Propriedades inerentes de amortecimento: Se você esterçar um veículo que está levantado no alto, aquela pequena resistência percebida no volante, é o amortecimento inerente de esterço.

    6. Fricção: Similar ao amortecimento, é a pequena resistência inicial que é superada quando o veículo que não está em contato com a estrada. Essa é a fricção inerente do sistema mecânico.

    Ambos itens 5 e 6 (amortecimento e fricção) simulam um motor em funcionamento no caso de assistência de força hidráulica. Sistemas elétricos modernos de assistência geralmente possuem um mapeamento de compensação de amortecimento, dependendo da velocidade / aceleração lateral de um veículo.

    Além de tudo isso que geralmente está presente em todos os veículos e pneus, através do volante, há outra parte distinta na equação do feedback de direção, o qual não necessariamente pertence às forças que chegam pelo volante, como aceleração lateral / longitudinal / vertical. A torção do chassis é percebida pelo corpo do piloto na vida real (geralmente percebido pelo encaixe inferior do piloto com o banco) - simuladores de corrida precisam traduzir em certo grau esta sensação pelo FFB, já que é o único canal sensorial com o piloto, para informar o que o carro está fazendo; como estas dinâmicas da vida real são misturadas com esses efeitos é basicamente o que você configura pelo FFB e o que torna um force feedback ideal uma ciência inexata e subjetiva.

    PERFIS PRESENTES NO JOGO

    O Automobilista 2 atualmente oferece dois perfis para o padrão de FFB e uma opção para um perfil personalizado. Em todos os perfis, a parte principal de saída de sinal é o torque de esterçamento atuando em torno do eixo de direção. Como isto é composto pelas outras forças é como elas podem se diferenciar uma das outras.

    • PADRÃO este perfil adiciona isto além da da base de torque de esterçamento: Amortecimento, fricção, pequenas fontes de vibração com uma pequena porcentagem de feedback de torção do chassis (principalmente a guinada).

    • PADRÃO+ como diz o nome, é o mesmo que o anterior, com um pouco de substerço quando os pneus atingem um ponto crítico de escorregamento, e um leve feedback superior do chassis é adicionado a mistura de aceleração lateral e longitudinal, para uma percepção de transferência de peso do carro nos diferentes estágios de uma curva. Este perfil também possui uma vibração do trem de força, que pulsa de um veículo estacionado ou se movendo lentamente, que se relaciona diretamente a configuração do motor (se for um motor 2 tempos, ou 4 tempos, com quantos cilindros houver e de acordo com a sua arquitetura).

    • PERSONALIZADA inicialmente definida apenas como um rascunho do torque de esterçamento atuando em torno do eixo de direção. Sem feedback de vibração da estrada, amortecimento, sem fricção - este perfil no entanto é editável pelo usuário através do arquivo ffb_custom_settings.txt, localizado em Documentos/AMS2/. Por favor, note que este arquivo não customiza nenhum dos perfis anteriores, mas sim, permite ao usuário escrever seu próprio script FFB usando sintaxe LISP.
    O modelamento de amortecimento e fricção presente em ambos perfis Padrão e Padrão+, é inspirado pelos modernos modelos de amortecimento EPAS: não apenas a resistência tipo ‘viscosidade’ estática, mas uma mistura complexa de aceleração lateral, velocidade e escorregamento dos pneus (para que o amortecimento seja reduzido para não “abafar” o sinal de escorregamento).

    É importante observar que o FFB ainda está sujeito ao gosto pessoal - o que pode ser ótimo para um usuário, pode não ser tão interessante para outros; perfis de FFB feitos pela comunidade, como os que foram desenvolvidos por Karsten Hvidberg, Panos Schoinohoritis Shadak, Peter Stefani, Kuku Madog, Stakanov e outros, se tornaram bem populares com alguns usuários, enquanto muitos outros preferem ficar com o padrão de opções do jogo; outros por sua vez, se encontram com outros perfis personalizados disponíveis na comunidade.

    Encorajamos a qualquer um que ache os perfis padrões com uma deficiência nas configurações, a visitar o link Automobilista 2 Custom Force Feedback - Overview & Recommendations, onde você encontrará muita informação, arquivos para download e questões a serem respondidas para que seja possível a você extrair a melhor experiência do AMS2, mas também tente não ficar obcecado na busca do perfil ‘mágico’ - ao invés disso, encontre algo que funcione bem o suficiente para você e permaneça nisso para que seu cérebro tenha a chance de se adaptar a isso e preencher qualquer vazio que possa ser percebido inicialmente.

    CONFIGURAÇÃO INTERNA DO JOGO
    • FORÇA- Este é o escalonamento geral (força) da saída de FFB no jogo. Independente do ganho / força baseado no dispositivo em si, ele escala cada aspecto da saída de FFB: força de esterço, amortecimento, vibração (no seletor de FX);

    • AMPLIFICADOR DE FORÇA BAIXA - este seletor amplifica as “forças menores”, próxima a zero, gradualmente amplificando enquanto a saída de força aumenta. É primariamente utilizado para volantes com baixa saída de torque no intuito de melhorar pequenos sinais que, do contrário, poderiam se perder e reduzir a leveza / imprecisão em torno do centro, do qual estes volantes de entrada podem sofrer.
      Alternativamente, se você estiver utilizando uma base de maior força (ou mesmo um sistema poderoso de DD), mas configurar para ter apenas uma fração da sua capabilidade de saída de FFB, você pode usar esta opção em pequenas quantidades para trazer a tona forças em torno do centro ou aquelas forças mais leves. Lembre-se: Nem amortecimento / fricção ou sinais de vibração, são afetados por isso, esta opção afeta primariamente a base natural de torque de esterço.

    • FX - Controla a parte vertical da vibração, vibrações produzidas pelos pneus em alto nível de escorregamento, vibração do trem de força / pulsos; também escalona efeitos do chassis (aceleração lateral, guinada, transferência de peso) presente nos perfis Padrão e Padrão+.

    • AMORTECIMENTO - Esta é uma configuração complexa que é importante estar corretamente acertada no seu volante. Você encontrará configurações para os volantes mais populares abaixo. A configuração inicial no valor de 50 é um bom começo. Colocar este valor em 0 é recomendado para dispositivos de baixo torque com muita resistência interna, como o G25, Driving Force Pro e similares. Mas mesmo alguns dispositivos de baixo torque com pouca resistência interna se beneficiam deste amortecimento, como o G923.

    • RESISTÊNCIA NO MENU - Configura se o volante irá retornar para a posição central enquanto estiver no menu principal (ineficaz se uma sessão em pista for carregada). Se utilizar isto, configure para um valor baixo em volantes de Direct Drive (abaixo de 10).

    CONFIGURAÇÃO ESPECÍFICA DE FFB PARA VEÍCULOS NA TELA DE SETUP

    Em cada tela de setup, você encontrará esta opção, que escalona o ganho global de força para mais ou para menos, especificamente para aquele veículo.

    resulting_gain = gain x vehicle_gain

    Os usuários podem mapear comandos para esta configuração em seus volantes, teclados ou ‘button boxes’ para ajustes enquanto estiver pilotando.

    CONFIGURAÇÕES RECOMENDADAS PARA ALGUNS DOS VOLANTES MAIS POPULARES

    Comum a todos os dispositivos: Baseado nas propriedades mecânicas inerentes de cada dispositivo, alguns serão beneficiados de possuir amortecimento, fricção e inércia no dispositivo. Um valor pequeno pode ser benéfico especialmente para volantes de direct drive.

    Lembre-se que as configurações abaixo são meramente uma base inicial recomendada, sujeita a variações de acordo com o gosto pessoal de cada um.

    Fanatec Podium DD1 wheelbase

    NO AMS2:
    Gain: 30 - 40
    LFB: 0 - 10
    FX: 10 - 50
    Damping: 50 - 70


    NO DISPOSITIVO:
    SEN: Auto (Ângulo máximo de esterço)
    FFB: 50% (Força geral do FFB)
    FFS: Peak (Escalonamento de força do FFB)
    NDP: 10% (Amortecimento natural) (no caso de aumento do sobresterço, aumente)
    NFR: 3% (Fricção natural)
    NIN: 5% (Inércia natural)
    INT: 3-4 (Filtro de interpolação) (se o FFB ficar fraco, aumente)
    FEI: 100 - 80 (Intensidade do efeito de força) (se o dispositivo ficar sacudindo muito, diminua)
    FOR: 100% (Nível do efeito de força)

    SPR e DPR são efeitos do DirectInput. DPR não é muito utilizado, mas se estiver em dúvida, coloque em 0%. SPR é utilizado para centralizar o dispositivo enquanto no menu (se aplica a todos os dispositivos).

    [​IMG]

    Fanatec CSL DD with BoostKit:

    NO AMS2:
    Gain: 60
    LFB: 7
    FX: 50
    Damping: 50

    NO DISPOSITIVO:
    SEN: Auto (Ângulo máximo de esterço)
    FFB: 100% (Força geral do FFB)
    FFS: Linear (Escalonamento de força do FFB)
    NDP: 22% (Amortecimento natural)
    NFR: 14% (Fricção natural)
    NIN: 10% (Inércia natural)
    INT: 2 - 4 (Filtro de interpolação)
    FEI: 80 (Intensidade do efeito de força) (recomenda-se ter os solavancos sob controle sem deixar o efeito muito “anestesiado”)
    FOR: 100% (Nível do efeito de força)

    SPR e DPR são efeitos do DirectInput. DPR não é muito utilizado, mas se estiver em dúvida, coloque em 0%. SPR é utilizado para centralizar o dispositivo enquanto no menu (se aplica a todos os dispositivos).

    [​IMG]

    Simucube 2 Sport

    NO AMS2:
    Gain: 40
    LFB: 2
    FX: 50
    Damping: 50


    TRUEDRIVE:
    Overall strength: 40 - 60%
    Steering Range: 900
    Bumpstop feel: Soft
    Bumpstop range: 900
    Reconstruction filter: 1
    Torque band width limit: 2200 Hz
    Damping: 8 - 10%
    Friction: 2 - 8%
    Inertia: 0 - 10% (dependendo do aro/volante utilizado)
    Static force reduction: 0 - 15% (Dependendo do quanto você reduzir a força geral, diminua. Ter o geral em 60, redução de força estática em 15, dá um bom equilíbrio entre um volante muito pesado e detalhes da superfície)
    Slew rate limit: 0.21 (Este é importante, ajuda a reduzir as sacudidas ao passar nas zebras / zebras salsichas)
    Ultra low latency mode: Off.
    Peaking and notch filter : Disabled
    Direct input effect fine tuning:
    Damping: 0%
    Friction: 0%.
    Spring: 0% (Isto significa que não haverá centralização do volante no menu, mas nós percebemos que ocasionalmente o sc2 tem um efeito que torna o volante muito pesado, deixando quase impossível de calibrar)

    [​IMG]

    Thrustmaster T-GT and similar bases (5-7Nm belt driven)

    NO AMS2:
    Gain: 75
    LFB: 10
    FX: 50
    Damping: 40

    [​IMG]


    Logitech G29 & G923 TrueForce

    NO AMS2:
    Gain: 80
    LFB: 50
    FX: 20
    Damping: 10

    [​IMG]

    Logitech G25 & G27

    NO AMS2
    Gain: 100
    LFB: 60
    FX: 50
    Damping: 0
     
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