Já coloquei em vários grupos, facebook, recebi mensagem do pessoal da Reiza falando que os carros são feitos em 3d e etc.. Mas os carros continuam com escalas erradas em VR. O kart indoor e os demais karts (que eu piloto na vida real) estão curtos demais entre eixos dianteiro e traseiro, parece um kart infantil ao invés de um kart adulto. Está estreito de largura também e o motor parece que tem 15cm no VR. O fusca está estreito no VR, a sensação é que está uns 40cm mais estreito que um fusca de verdade, só para citar 2 exemplos. O F Reiza está pequeno tb, a sensação que tenho é que o volante tem de 20 a 25cm de comprimento. Arrumem isso pra imersão ficar perfeita, o jogo está ótimo, uma delícia, rodando 80fps travado em VR, mesmo com as opções de reflexo e objetos do circuito em mínimo apresentarem muitos objetos ainda ( como espectadores e prédios inúteis que poderiam ser removidos no low) Espero que não me digam que os carros são feitos em 3d, que eu já sei.. quero uma solução prática da equipe.
Na verdade o tamanho do carro no VR vai da perspectiva de cada pessoa, pois depende do IPD (distancia entre as pupilas) e de como o cérebro interpreta isso. Por isso os jogos tem esse ajuste de escala mundial. No AMS2 essa opção é feita editando um arquivo XML no Documentos. Vou ver se acho a linha pra você testar.
Procure os arquivos "oculussetings.xml" ou "openvrsettings" ou "starvrsettings" nos seus documentos "Documentos/Automobilista 2". Qual arquivo desses 3 vai depender do VR que você usa. O meu Rift CV1 é o arquivo oculussetings. Altere a propriedade "IPD_Scale" data = "0.96" /> Menor que 1, os objetos ficarão maiores. Maior que 1, ficarão menores.
Perfeito. No meu Rift S uso <prop name="IPD_Scale" data="1.08" /> no arquivo oculussettings.xml porque o default parecia grande demais no meu caso.
Então.. Jogo Assetto corsa, Iracing, Project cars 2, Rfactor 2 e agora o Automobilista 2 e esse último é o único que tenho esse problema de carros curtos ou estreitos. Alguns carros são largos demais ( não grandes) outros são pequenos ( como o kart) Vou ser obrigado a ajustar cada carro para ficar do meu gosto?
Acabei de testar tanto com valores menores de 1 e valores maiores de 1. O kart continua curto entre eixos dianteiro e traseiro. Pra se ter uma ideia de escala, os pneus dianteiros estão aproximadamente na reta do meu volante ( braço levemente esticado) e na vida real os pneus do kart ficam próximos aos calcanhares do piloto. Não é um simples problema de escala e espero que corrijam em breve.
Estranho, pra mim ele se parece da mesma forma no rF2, AC, ACC e AMS2. Não vejo essa diferença de tamanho que você fala.
Não sabia que tinha kart no ACC. Acho que vc não entendeu o problema de escala que estou falando. Vai num kartódromo, senta num kart e olha bem, volta pro automobilista 2 e tenta perceber o tamanho do kart no jogo, vai saber do que estou falando.
Não falo do Kart em especifico, falo dos carros em geral, pois a sua reclamação foi referente a vários carros. Pra mim se parecem do mesmo tamanho em todos simuladores, inclusive o kart não vejo problemas de tamanho e parece com os que ando no real. Enfim, deve ser algo relacionado a diferença de modelos de VR.
Ontem andei no ACR camaro.. o carro parece um buginho fapinha de tão pequeno.. Joguei só com o olho direito pra ver se era problema de ipd, mas não é. Muito estranho...
Cara, na boa o problema nesse caso aí é só contigo! já reinstalou o jogo? Apagou a pasta automobilista2 dos meus documentos? desinstalou completamente os drivers do seu VR e reinstalou? No meu Pimax 4k está tudo lindo e maravilhoso e extremamente proporcional!
Eles são como buggies carenados no real. Procure por Aussie Racing Cars (ARC) no google. https://nnimgt-a.akamaihd.net/trans...c66df4.jpg/r0_0_2880_2160_w1200_h678_fmax.jpg https://external-preview.redd.it/r8...bp&s=7188b450818dc1abc5082b0c9c9d9440322e384f
Olá. Esta informação confere? Porque IPD deveria ser a configuração de distância entre as pupilas (coisa que no Rift por exemplo é feita deslizando as lentes e em outros é feita por software). Esta configuração de IPD não deveria ter nada a ver com a escala de objetos no jogo. Jogar com um IPD errado pode levar a ter tontura e etc. Mais alguém conseguiu e fato alterar a escala dos objetos no VR com esse parâmetro?
Sim. No meu caso tive que diminuir a escala do jogo porque estava muito grande, então alterei a escala do jogo mudando o valor do IPD no XML pra 1.065.
https:// steamcommunity.com/app/1066890/discussions/0/2137462524941325811/ O Problema continua e não é só comigo. Como o Helleno disse ai em cima, o IPD não resolve o problema da modelagem 3D. Ainda tenho esperança que o pessoal da Reiza leve a reclamação à sério.
Pra atualizar a minha experiência, fiz a alteração do parâmetro de IPD e realmente altera a escala do jogo. Contudo, alterei o IPD até o momento em que eu achava que o volante estava no tamanho correto mas isto acabava deixando os pneus (em um F3, por exemplo) muito grandes. Ou seja, não obtive sucesso. Continuo achando que alguns volantes são muito pequenos e que o tamanho de alguns cockpits não me convence... mas sinceramente só larguei de mão e uso o padrão mesmo. Meu principal parâmetro é quando comparei com o iRacing. Comprei o F3 no iRacing e pra mim a escala parecia bem mais crível. Em todos os carros eu me sentia mesmo dentro deles quando, no AMS2, tem alguma coisa muito sutil falando pro meu cérebro que estou jogando em uma versão menor do carro. Por exemplo, se eu esticar meu braço como se eu fosse tocar o volante, em boa parte dos carros, tenho a impressão de que minha mão aberta estaria cobrindo o aro de lado a lado. Enfim, é algo sutil. Nem vou bater o martelo que tem algo errado porque não sei explicar. Tenho tido pouco tempo pra jogar, na verdade. Então vou só dar um tempo ao tempo pra ver se algum desenv percebe algo errado. Não acredito que o pessoal vá alterar algo nesse nível da implementação tão cedo. E pra deixar claro, isso não desabona os méritos que o jogo tem.
Obrigado!!! Não estou sozinho no Universo. Pena que o Renato Simioni me bloqueou das redes sociais quando mostrei a ele que o problema é de modelagem e não da minha cabeça. Espero que a REIZA, agora que o $$ está entrando, possa comprar um VR pra testar e fazer as modificações necessárias. Pra mim esses "problemas" de escala estragam completamente a imersão de alguns carros, Ainda bem que não são em todos. O problema maior foi ter copiado os carros do automobilista 1 para o 2 sem atualizar os modelos.. Não sei se foi preguiça ou falta de $$ pra modelar de novo.
Com todo o respeito, apesar de termos uma mesma impressão sobre este problema, não compartilhamos da mesma abordagem ou tom de voz na hora de comunicar. Acho que não é bem por aí. Abraço.